André Arruda, Flávia Albuquerque e Fabiana Boquimpani
Em conformidade com o Projeto PCD da Oceânica, a palestrante Flávia Albuquerque foi convidada pela Diretora Fabiana Boquimpani para trazer informações sobre o universo das pessoas com deficiência, sejam estas físicas ou intelectuais. A palestra, além de informar, também trouxe importantes reflexões acerca dos conceitos pré-estabelecidos sobre as possibilidades de cada um e as crenças limitantes que muitas vezes nós nos impomos (mesmo sem percebermos).
Flávia contou um pouco da sua jornada de vida, ressaltando dificuldades que encontrou em sua trajetória pelo fato de ter nascido sem parte dos membros superiores e inferiores: “Desde o meu nascimento enfrentei o preconceito, quando o médico perguntou para minha mãe se ela queria me levar para casa com a minha deficiência ou se preferia me deixar em um orfanato”, disse Flávia.
Outros exemplos foram citados em meio a comentários sobre sua experiência enquanto pessoa com deficiência, ressaltando a importância do olhar empático da sociedade para acolher as pessoas, aceitando com naturalidade as diferenças que existem.
O letramento inclusivo também é fundamental para que a sociedade se adeque à nova conjuntura social, onde antigos paradigmas e expressões preconceituosas estão extintas; mas, o que deveria ser óbvio, infelizmente, ainda não é rotineiro no dia a dia das pessoas que não têm contato com PCDs. Neste sentido, a Oceânica buscou trazer este valioso conhecimento para seus gestores e que será repassado para toda a empresa.
Flávia trouxe ainda, a visão necessária de que não existem limites quando nos propomos a fazer algo com dedicação e que, em sua maioria os limites estão dentro de nós mesmos e do nosso preconceito.