De onde surgiu a campanha Outubro Rosa?
A história do Outubro Rosa começa nos anos 1990, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou o laço cor-de-rosa como símbolo da prevenção ao câncer de mama. A campanha foi aprovada pelo Congresso Americano e, a partir daí, o mês de outubro passou a ser reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção do câncer de mama.
- No Brasil, a campanha chegou um pouco mais tarde:
A primeira ação foi em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.
- A partir de 2008, a campanha ganhou força em várias cidades brasileiras, com ações como campanhas informativas, debates e corridas.
PALESTRA
Neste Outubro Rosa, queremos convidar você para uma palestra especial sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama. Este é um tema muito importante e que afeta a vida de muitas mulheres. Durante a palestra, vamos abordar informações essenciais sobre a detecção precoce, cuidados e prevenção. Além disso, teremos a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências.
Data
Base
Hora
Local
Tema
09/10
todas
10h
on-line (Teams)
Conscientização sobre Outubro Rosa
Dra. Eliane Carvalho - Ginecologista
Com foco em hormônios e menopausa, oferece cuidados personalizados. Realiza procedimentos como Fraxx Vaginal, implantes hormonais e DIU. Seu diferencial é a constante atualização para proporcionar o melhor tratamento.
@draelianecarvalho
Sua presença é fundamental. Vamos juntas fortalecer a conscientização sobre a importância do autocuidado!
BRINDE ESPECIAL
Boné rosa
Para tornar este momento ainda mais especial, todas as colaboradoras que participarem da palestra ganharão um boné da campanha Outubro Rosa. Este é um lembrete carinhoso para que sempre se cuidem e se coloquem em primeiro lugar!
CUIDE-SE
1
O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres, mas ele pode ser diagnosticado precocemente.
INFORMAÇÃO
2
CONSCIENTIZAÇÃO
O diagnóstico precoce permite
que o tratamento seja feito rapidamente, impedindo que
a doença se espalhe, e assim, aumentando as chances de cura.
3
PREVENÇÃO
Faça o autoexame! Não há uma técnica específica, basta ficar atenta, e ao sinal de qualquer alteração anormal, procure um profissional da saúde.
VOCÊ SABIA?
O câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na região da mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, que é o primeiro mais letal.
Apesar dos dados alarmantes, o registro de casos é relativamente raro antes dos 35 anos e nem todo tumor é maligno – a maioria dos nódulos detectados na mama é benigna.
Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a até