Em março, foi iniciado um projeto de avaliação de fornecedores críticos na Oceânica. A iniciativa envolve os setores de Qualidade, SMS e Compras, na missão de analisar, anualmente, o desempenho de parceiros, com foco em QSMS.
A primeira empresa a receber o time de avaliadores foi a Transforma Resíduos, localizada em Macaé, e que é a principal responsável pela coleta, transporte e destinação de resíduos da Oceânica. O projeto é pioneiro na Oceânica e é resultado de uma mudança de cultura de QSMS, onde além de buscarmos a melhoria em nosso sistema e práticas, também nos empenhamos no desenvolvimento de nossos parceiros.
As auditorias de fornecedores acontecerão ao longo de todo ano e serão uma prática viva na Oceânica para buscar ainda mais segurança no trabalho realizado em nas instalações onshore e offshore.
O processo de aprendizado foi mútuo e percebemos também boas práticas que podemos aplicar na Oceânica relacionadas a meio ambiente, SMS e gestão de parceiros. Essa troca com os fornecedores é muito importante para que possamos disseminar nossa cultura e forma de trabalho, além de possibilitar a visão da dinâmica de atuação da empresa parceira”, explica Veronica Biazzi, Gerente de Qualidade.
Treinamento de Normas ISM/ISPS e auditor interno
Entre os dias 10 e 13 de junho foi realizado o treinamento com a empresa ABS Quality Evaluations, com o objetivo de atualizar o conhecimento dos colaboradores envolvidos em processos de auditoria naval. As normas ISM e ISPS determinam os requisitos de segurança no mar, prevenção da vida dos trabalhadores a bordo, do meio ambiente e da propriedade. O treinamento foi conduzido pelo instrutor Leonardo Soares e ocorreu de forma online.
Auditoria Peotram 2024
A auditoria Peotram (Programa de Excelência Operacional em Transporte Aéreo e Marítimo) 2024 aconteceu na Matriz entre os dias 8 e 12 de abril. O Peotram foi criado pela Petrobras com a finalidade de buscar a excelência nas operações de transporte aéreo e marítimo de seus fornecedores. Através deste programa foram estabelecidos padrões de gestão que devem ser atendidos pelas empresas. Ele tem como base as Diretrizes Corporativas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Petrobras e são levadas em conta as melhores práticas operacionais e gerenciais nestes segmentos observados mundialmente.
No dia 31 de maio ocorreu a auditoria a bordo da embarcação Oceanicasub IX em complemento à auditoria realizada na Matriz. Foram verificadas questões operacionais e de gestão da embarcação, considerando os elementos 4 e 6 da LV Peotram. Os setores e/ou posições da empresa que estarão diretamente envolvidos nesse processo são: Qualidade, SMS Corporativo e Naval, Manutenção e Operação Naval, RH, Compra, Posicionamento Dinâmico e DPA/CSO.
O principal objetivo do Peotram é apoiar as empresas prestadoras de serviços na melhoria do desempenho operacional, através de verificações periódicas da gestão de QSMS realizadas pela Petrobras.
Oceânica: ativos mais seguros para um Mundo mais limpo